quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sustentabilidades da Agricultura Familiar


A agricultura familiar tem um papel estratégico no projeto de desenvolvimento econômico e social do nosso país. A agricultura familiar, tanto no sentido de apoio e de fomento aos agricultores familiares, como também na política nacional de reforma agrária, que é um instrumento de combate à extrema pobreza no campo, visando à constituição de agricultores familiares que produzam alimentos saudáveis para população urbana e rural.

Vejamos os quatro eixos da sustentabilidade (Econômica, Social, Ambiental e Democrática). O eixo econômico é o que visa fazer com que os pobres do campo tenham acesso à terra para produzir alimentos saudáveis para a população, além de políticas de fomento e de apoio para agricultura familiar em desenvolvimento ou consolidada. Precisa de apoio tanto de crédito, como para comercialização. Nesse eixo da sustentabilidade econômica é muito importante o direito das mulheres e da juventude, sendo preciso assegurá-los.

Importância da sustentabilidade social como componente importante de uma Política de Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade social das políticas sociais. Como no campo podemos, além de viabilizar a produção rural e a produção agrícola, viabilizar o acesso ao serviço publico de educação, saúde e outros.

Quanto à sustentabilidade ambiental, é decisiva e que a agricultura familiar tem uma grande contribuição. Se formos ver a realidade do campo brasileiro as pequenas propriedades da agricultura familiar dialogam muito mais com a ideia da sustentabilidade ambiental do que, muitas vezes, grandes propriedades que produzem commodities agrícolas para exportação. Os nossos grandes passivos ambientais estão muito mais nas grandes propriedades do que nas pequenas propriedades, que preservam mais. Toda nossa agricultura agroecológica está muito mais voltada para agricultura familiar do que para agricultura empresarial.

Sustentabilidade democrática, sobre a necessidade de ter um Estado que seja indutor do processo de desenvolvimento, mas que esteja sob controle social, onde o cidadão seja o protagonista das políticas públicas.

A fronteira de uma agricultura se esgota por diversos motivos, como o crescimento demográfico, o uso excessivo e abuso dos recursos naturais, o abuso de agroquímicos e uma série de fatores que estão influenciando a falta de alimentos. Soma-se a isso o crescimento da população mundial e a atividade agrícola trouxeram consequências como mudanças climáticas que estão impactando diretamente na atividade agropecuária.

Vale lembrar que não se pode ignorar que a agricultura também contribui para esse cenário. A agricultura que tem se desenvolvido ao longo dos anos tem que ser modificada e adaptada. A nova agricultura deve ser a base para a segurança alimentar das futuras gerações. Por exemplo, se está pensando na necessidade urgente de aumentar os rendimentos. Temos que ser mais eficientes na produtividade, temos que ser mais eficientes na transformação dos recursos naturais. Os sistemas de produção atuais têm que ser melhorados em função da inovação tecnológica ou resgatar as tecnologias que ao longo do tempo se comprovaram como apropriadas e estão diretamente vinculadas com o acervo cultural e conhecimento dos agricultores e camponeses nos nossos países.

Um comentário:

  1. bijuterias e acessórios reciclados de Sacolas plásticas em geral


    Meu nome é Conceição sou artesã há algum tempo e quando vou a lojas e supermercados fico observando a quantidade de sacolas plásticas que saem diariamente dos comércios sempre me pergunto o que é feito com todas estas sacolas plásticas. Algumas pessoas usam como sacos de lixo, outras simplesmente descartam de forma errada em rios córregos ou até mesmo nas ruas. Quando chove entope bueiros causando enchentes e mortes, grandes transtornos em todo país, ou seja, o homem colhe o que planta e o que estamos plantando não e nada mais do que destruir o meio ambiente porque são toneladas de sacolas e plásticos, que poderiam ter outro fim mais aproveitável, mas o ser humano não pensa no futuro da humanidade. e há muito tempo estamos sofrendo as com as nossas atitudes. Sabemos que demora mais de 200 anos pra ser absolvida pela natureza este é o mal que fazemos pra nós, nossos filhos, netos enfim, a todo ser humano, e foi pensando em tudo isto que tive a idéia de como ajudar a reciclar. Sei que não posso mudar o mundo, mas se cada um de nós fizer alguma coisa pra conservar o nosso planeta, podemos melhorar e nos sentirmos mais úteis.
    E foi ai que Deus me deu a idéia em vez de jogar fora as sacolas plásticas. Transformar elas em lindas bijuterias e trazer de volta as lojas em forma de braceletes, pulseiras, brincos, colares, gargantilhas, tiaras, pulseiras de relógio, cintos masculino, feminino e infantil, presilhas de cabelo, bolsas chinelo, sandália, coleiras de animais, chaveiro, capas de chuva pra cachorro e etc., e não e só isso, pode se fazer muito mais.A cada dia descubro que de sacolas plásticas podemos fazer um universo de coisas e por este motivo que estou enviando esta carta, tenho algumas peças prontas pra demonstrar pór isso preciso de comércios que comprem meus produtos ou local para exposição preciso de parceiros que possam me ajudar e também ganhar dinheiro eu já fiz uma pesquisa de mercado e os produtos são muito bem aceito por ser inédito e reciclado.Posso garantir que eu sou a única pessoa no Brasil que desenvolveu este trabalho.e por este projeto ganhei o premio selo ambiental de Guarulhos 2011e 2012 já participei de workshop em shoppings em Guarulhos e outros locais o que eu gostaria e que todo Brasil tivesse uma parceria com investimentos na compra de produtos reciclados pois eles são tão bom ou melhor que os novos . aguardo resposta e já agradeço por toda atenção







    Maria Conceição da Sie.mail: con_biju@ig.com.br
    11 79942856 29373041 site www.bijudesacolasplasticas.webnode.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...