domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa sustentável: comemore com consciência


Com a desculpa do desenvolvimento econômico, existe uma corrida desenfreada pela produção e pelo consumo, que transforma florestas em desertos, plantas e animais ameaçados de extinção, rios, lagos e mares poluídos, substâncias tóxicas no ar. O Planeta Terra está doente. É preciso rever alguns valores como o conceito de riqueza. Riqueza é qualidade de vida e acesso de todos ao conhecimento. É distribuição de renda, de oportunidades, é biodiversidade, qualidade do solo, da fauna e flora para nós e as gerações futuras.

Sabia que para produzir 1kg de chocolate se consome 24.000 litros de água? As pessoas estão desconectadas de todo o processo de produção dos alimentos e desconhecem a quantidade de recursos naturais não renováveis utilizados para produzir certos produtos que consumimos diariamente. A água doce é uma dos recursos mais explorados em toda a indústria, mas o manejo precário e a rápida poluição nas cidades nos conduz a uma crise marcada pela escassez deste líquido vital por volta de 2025.

Até mesmo em comemorações como a Páscoa é possível ter hábitos sustentáveis, que valorizam e respeitam o meio-ambiente. Evitar desperdícios é, sem dúvida, um deles. Umas das saídas é consumir chocolate provenientes de outras fontes e com embalagem reciclável, pois ajudam a preservar a natureza.

Algumas empresas brasileiras já estão utilizando material reciclado nas embalagens dos ovos de páscoa. Na embalagem, utilizam o Butil-oligo-polipropileno (BOPP) 100% reciclável, no suporte do ovo (copinho plástico) usa polipropileno (PP) 100% reciclável e no papel alumínio utiliza Alumínio (Al) 100% reciclável.

Mas, já que a data sugere consumo, principalmente de chocolate, que tal se atentar para os produtos e empresas que estão preocupados com a preservação do meio ambiente? Abaixo seguem algumas dicas. Aproveite e consuma essa ideia.

Chocolates orgânicos

Os chocolates considerados orgânicos são livres de agrotóxicos, pois os cuidados de produção envolvem um processo integrado que abrange desde a lavoura até o processamento final na fábrica. 

Para fazer os chocolates orgânicos, utilizam-se amêndoas 100% orgânicas. O cacau utilizado é cultivado à sombra da floresta, mantendo-a preservada. O manejo adequado do solo e a não utilização de insumos agroquímicos, como pesticidas ou fertilizantes, tem como objetivo manter o equilíbrio do meio ambiente.

Chocolate de alfarroba

Você já viu por aí um ovo feito à base de alfarroba? Trata-se de uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro, com sabor adocicado e de elevado valor nutritivo. A polpa só é utilizada depois de torrada e moída. O pó da alfarroba é usado para substituir o cacau e possui expressiva diferença no conteúdo de açúcar e de gordura.

Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38% a 45%. Mesmo para quem é diabético ou intolerante à lactose dá para optar pelos chocolates de soja ou alfarroba, que são mais saudáveis e possuem um valor calórico inferior ao chocolate tradicional.

O produto também não contém glúten, nem açúcar. É rico em vitaminas A, B1, B2, E, niacina, cálcio, magnésio, ferro e fibras, possuindo um correto balanceamento de potássio e sódio. Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten na dieta e que possui propriedades antioxidantes, além de reduzir efetivamente a assimilação de colesterol.

Chocolates de soja

Os chocolates de soja possuem o cacau tradicional, a diferença é que em vez de leite usa-se a soja. Essa proteína de alto valor biológico proporciona benefícios à saúde do coração. 

Outras substâncias encontradas na soja são as isoflavonas. São compostos que possuem estrutura muito semelhante ao hormônio feminino estrógeno, e estão relacionadas com atividade que previne o câncer, redução da perda de massa óssea e diminuição do colesterol sanguíneo.

Acredito que juntos podemos mudar a escola, a rua, o bairro, a cidade, o país e por que não, o mundo? Proponho a reflexão e a ação, na tentativa de mostrar aos amigos leitores que toda mudança tem um ponto de partida e a hora é agora.

Vivenciar a PÁSCOA é poder pensar que outro mundo é possível. Um mundo solidário, sem discriminações e sem danos ao meio ambiente. A partir disso, podemos conviver com mais saúde e alegria.

Como dizia BEATRICE BRUTEAU: “Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, não podemos aguardar uma revolução que chegue e nos leve em sua marcha. Nós somos o futuro. Somos a revolução”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...