sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os insetos mais venenosos do mundo


Alguns insetos são muito perigosos e possuem glândulas venenosas que podem até matar o ser humano ou provocar graves lesões. Todo o cuidado é pouco quando vamos por as mãos em qualquer lugar, ou andamos descalços, é preciso estar atento, pois existem insetos em todas as partes de nosso planeta. Uns auxiliam na manutenção da natureza com a polinização, outros não possuem veneno, mas podem transmitir doenças. Também existem aqueles que carregam consigo substâncias venenosas que podem levar o ser humano a morte. Na maioria dos casos, agem para se proteger, pois apresentam pequenas dimensões de tamanho e sentem-se ameaçados. Conheça abaixo, os insetos mais venenosos do mundo:

Lonomia obliqua

Essa espécie de taturana têm o corpo envolvido por pêlos espinhosos que liberam um veneno muito forte.  A secreção pode impedir o processo de coagulação sanguínea do indivíduo, causando hemorragias que podem lecar a vítima à morte. Este inseto é muito encontrado no Sul e Sudeste do Brasil, seu primeiro ataque ocorreu em 1989, na cidade de Passo Fundo. A única maneira de evitar que seu veneno se manifeste é através do soro antilonômico, produzido pelo Instituto Butantan.

Apis mellifera

Assim como outras abelhas, essa espécie de abelha age em bando quando se sente ameaçada. São muito perigosas, pois suas picadas causam irritações, inchaços, e quando o ser humano é picado excessivamente, o veneno do pequeno bichinho pode acarretar insuficiência renal e anemia aguda, sob risco de levar à morte, dependendo do número de ferroadas.

Vespa-mandarina

Encontrada especificamente no Japão, possui cerca de quinhentas subespécies, sendo que mais da metade são venenosas. É chamada também de Vespa Assassina de Iaques, chegando a medir até 50 milímetros.  Possui glândulas de veneno que podem matar os humanos, mais do que qualquer outro inseto peçonhento, pois através de sua ferroada são eliminadas substâncias tóxicas que afetam o sistema imunológico. A picada desses insetos podem causar várias reações, que dependem do organismo de cada indivíduo, mas se não forem tratadas rapidamente podem ocasionar  sérios problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...