sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ideias de produtos sustentáveis


Eco Can: a latinha amiga do meio ambiente

Idealizada pelo estúdio Molla Space, a latinha ao lado, chamada Eco Can, é feita de um material plástico biodegradável que leva amido em sua composição, sendo livre dos componentes de petróleo usados na fabricação de plástico convencional. Além de ser uma graça e reduzir o consumo de copos descartáveis, a latinha “verde” tem efeito térmico que ajuda a manter a bebida geladinha ou quente. Custa em torno de 25 reais no site da empresa. Embora o Brasil seja exemplo mundial em reciclagem de latinhas de alumínio, a ideia de ter uma dessas para carregar para todos os cantos ou deixar no escritório como garrafinha reutilizável é muito atraente.

Patch: o primeiro relógio feito de papel

Vem da Itália o primeiro relógio biodegradável feito de papel e comprometido com o meio ambiente. Criado em 2010 por uma tradicional grife local, o Patch é produzido com papel e tratado com uma espécie de revestimento protetor que o torna resistente à água e agressões externas. Com mostrador LED biodegradável dotado das funções hora, data e contador dos segundos, o relógio de papel pesa apenas 11 gramas e, segundo a fabricante, se encaixa no pulso como uma segunda pele.

Flor solar recarrega gadgets

Em um mundo cada vez mais conectado à aparelhos eletrônicos, a pressão sobre os recursos energéticos é constante. Então que tal ter em casa uma pequena usina solar para recarregar seus dispositivos tecnológicos? Foi pensando nisso que o designer Bon-Seop bolou o “Solar Plant”, um aparelho com visual de flor que gera energia elétrica a partir da luz do sol. Basta deixá-lo exposto ao sol durante um tempo e depois plugar no gadget que quiser. Leve e compacto, o Solar Plant pode ser levado pra todos os lados, garantindo energia limpa onde e quando você precisar.

Clean Closet, o armário que lava roupa

Quem mora em cidade grande sabe que está cada vez mais difícil encontrar apartamentos amplos com cômodos espaçosos, cozinha e uma boa área de serviço para acomodar eletrodomésticos. Pensando nisso, o designer sueco Michael Edenius desenvolveu o Clean Closet, um armário três em um que “lava”, seca e guarda a roupa. Para isso, ele conta com uma “tecnologia molecular” e um scanner que eliminam as sujeiras e odores das roupa, dispensando água e produtos químicos.

Relógio marca hora com água

Ele parece um objeto saído de um laboratório de química, mas é um relógio ecológico que mede a passagem do tempo com água, dispensando o uso de baterias. Idealizado pela designer Vera Wiedermann, o Dream Time Alarm Clock vem com um vasinho para o líquido, um reservatório e dois pêndulos, que fazem as vezes do alarme. Funciona assim: você enche de água o primeiro potinho (foto) até a altura desejada – cada tracinho representa uma hora - e durante toda a noite essa água vai pingar por um funil no reservatório, marcando a passagem do tempo. Quando o pinga-gota termina, o peso do segundo potinho aciona os dois pêndulos, que se chocam, gerando um agradável som para despertar, que passa longe do estridente “pi-pi-pi-pi” de um relógio digital. O planeta agradece e nossos ouvidos também.

Nest Rest, seu ninho

Com design orgânico inspirado num ninho gigante, a espreguiçadeira Nest Rest é um convite para curtir momentos de relaxamento ou meditação ao ar livre. Projetada pelos designers Daniel Pouzet and Fred Frety para a descolada empresa de móveis alemã Dedon, a “cabaninha” de 2m de diâmetro por 2,60m de altura é totalmente feita de materiais recicláveis, não-tóxicos e resistentes à agua. Ideal para pendurar na varanda de casa, na árvore do quintal ou até mesmo deixá-la no chão, como uma cama. Quando o vento sopra, ela balança levemente, passando a sensação de refúgio e aconchego.

Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...