quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ecotecnologias

Designers projetam janela-jardim para apartamentos

Solução busca levar um pouco de verde e ar fresco para a vida entre quatro paredes.

Quem mora em apartamento pode, muitas vezes, sentir falta do contato da natureza, já que nem sempre é fácil montar um jardim ou manter vasos de plantas em um espaço tão limitado. Pensando nisso, um grupo de designers chegou a uma solução curiosa: eles criaram uma janela capaz de abrigar um jardim inteiro, do teto ao chão.
O projeto, chamado de “Plant Window” funciona como uma cortina que filtra a luz e ainda garante um toque verde ao ambiente. A ideia segundo seus criadores, os designers Jianxing Cai, Chao Chen, Qi Wang, & Jiang Wu, é mudar a visão rotineira que os moradores costumam ter da rua (ou do prédio vizinho), dando lugar a uma paisagem natural.
A janela, que funciona como uma estufa, também ajuda a manter o clima e a temperatura dos cômodos sempre agradáveis. E, claro, a escolha das espécies de plantas e flores fica ao cargo do freguês.
É cada vez mais comum o surgimento de soluções que buscam levar um pouco de verde e ar fresco para a vida na cidade. Outro exemplo que chama atenção vem da dupla de designers alemãs Charlotte Dieckmann e Nils Ferber, que idealizaram o Parasite Farm, um sistema de agricultura para ambientes internos.

http://exame.abril.com.br

Empresa cria dock para iPod com plástico reciclado

iBamboo Urban usa tecnologia acústica para ampliar o som do seu dispositivo iOS sem precisar de nada eletrônico.

Já existe uma dock da iBamboo feita, literalmente, de tubos de bambu. Para aqueles que não gostaram tanto do material, será lançado uma dock semelhante, que usa plástico reciclado como matéria-prima.
O gadget usa tecnologia acústica para ampliar o som do seu dispositivo iOS sem precisar de nada eletrônico. O lançamento manterá o pensamento verde da iBamboo original, apenas dando mais opções para quem se interessar pela dock. O plástico pode ser transparente e preto.
O material, diferentemente do bambu, dá um som um pouco mais seco que o do gadget original e ainda está em fase de protótipo. Não há previsão para início das vendas da iBamboo Urban, mas ela deve custar em torno de 29 dólares.

http://exame.abril.com.br

GADGETS VERDES

Você já deve ter ouvido falar em gadgets verdes por aí, mas ainda não descobriu do que exatamente se trata o termo. Mediante a essa situação de aquecimento global, dentre outros problemas ambientais, muitas empresas e ativistas começam a adotar ideias e medidas preventivas. Hoje em dia passamos por um momento de muito desperdício e falta de consciência, atualmente, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos por ano. A fabricação de PCS e de Gadgets provocam um consumo exagerado de energia, e eu digo a produção mesmo, pois com o uso em si, o consumo não é tão grande.

Algumas pesquisas comprovam que 73% das companhias brasileiras estão dispostas a aderir a essas iniciativas, como por exemplo, o Google, que já investe em melhorias nos seus aparelhos que consomem muita energia. A Philips também, a partir de agora, vai adotar o E-POS Card, que passa a ser uma etiqueta eletrônica na tela da TV, ao invés de desperdiçar papéis grudados explicando os dados do produto.

O Greenpeace já pôs em prática algumas medidas verdes, uma espécie de monitoramento que visa analisar o comportamento das empresas quanto a esses problemas. Eles observam 3 tipos de medidas que devem ser tomadas: eliminação de substâncias tóxicas dos produtos, coleta e reciclagem de aparelhos obsoletos e esforço pra reduzir o impacto ambiental. Essas empresas recebem uma nota de 0 a 10 dependendo de como tomam essas medidas, se são devidamente respeitadas. A Nokia lidera o ranking desse monitoramento, enquanto a Nintendo se recusa a participar do movimento. Considera-se extremamente importante que as empresas se preocupem com esse tipo de posicionamento, pois 84% dos consumidores preferem comprar algo se souberem que o fabricante respeita o meio ambiente.

No fim da história, o que quero dizer é que Gadgets verdes são gadgets ecologicamente corretos e preocupados com o meio ambiente. São aparelhos fabricados da melhor forma possível sem agredir nosso planeta, como por exemplo, essas baterias que podem ser carregadas a luz solar, novas TVS, notebooks que têm um consumo de energia absurdamente baixo. Vários designers, engenheiros e inventores já estão trabalhando para uma gama cada vez maior de gadgets verdes inovadores.

www.comprafacil.blog.br







Confira alguns gadgets que seguem essa linha de menor impacto ambiental, a maioria deles pode ser comprado pela internet.



1 - HD externo
A Sansung lançou uma série de HDs externos ecológicos feitos sem halogênios (grupo químico formado por flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio - este último é radioativo). Os discos rígidos, que armazenam entre 250 GB e 640 GB, venceram a categoria Computer Equipment do Gold Award por conta da composição, do baixo consumo de energia e por serem silenciosos.

2 - Teclado e mouse
A fim de reduzir o uso do plástico na produção de mouses e teclados, a marca Chinavasion criou acessórios feitos de bambu. Além de maleável, a madeira do bambu possui atrativos ecológicos, pois cresce rápido e realiza um bom trabalho de mitigação de carbono. O conjunto possui entradas USB e pode ser adquirido por pouco mais de R$ 55 no site da empresa.

3 - Tablet
A impressão do papel é um dos grandes vilões da exploração madeireira e para driblar o gasto desnecessário de folhas, a empresa NoteSlate lançará um tablet do tamanho de um A4 com o objetivo de substituir blocos e cadernos de anotações. O gadget é da espessura de um papelão (6 mm) e pode ser escrito com uma caneta de tinta virtual.
Com memória de até 32GB, o "caderno" digital possui três botões laterais com funções de salvar, deletar e passar as páginas. A novidade é que também dá para ouvir música, o tablet possui entrada USB e fones, e uma bateria de 180 horas de duração.

4 - Pen drive
Plástico ou papel, o que é melhor para o planeta? Na dúvida há pessoas que preferem usar dos dois. A Artledev lançou um projeto de pendrive feito de papel com capacidade de 4, 8 e 16GB. O produto não está à venda, mas serve de inspiração para que mais novidades sustentáveis surjam no mundo eletrônico.

www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...