domingo, 18 de dezembro de 2011

Proteger é preciso!

A APA (Área de Proteção Ambiental) é uma unidade de conservação  que tem por objetivo conciliar as atividades humanas com a conservação da vida silvestre, a proteção dos demais recursos naturais  e a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um trabalho conjunto entre órgãos do Governo e a participação ativa da comunidade.
As principais finalidades das áreas de proteção ambiental são: garantir a proteção dos ecossistemas e suas diversidades biológicas; conciliar a ocupação humana com a natureza; disciplinar a ocupação do solo; possibilitar o uso sustentável dos recursos naturais (solo, água e vegetação).
A APA da Fazendinha foi criada por meio da Lei Estadual n⁰ 0873, de 31/12/2004, totalizando uma área de 193,53 hectares e um perímetro de 6.658,63 metros, localizada entre os municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá.
Devido às belezas cênicas e suas áreas de manejo ecoturístico, dotadas de biodiversidade, somadas a seus atributos culturais, a APA admite atividades turísticas e recreativas e desponta em qualidade como um produto ecoturístico, com todas as características de um destino ecológico. Mas toda essa beleza está ameaçada, pois as autoridades competentes não realizam frequentemente ações de educação ambiental e reparos necessários e nem a população residente se manifesta em preservar e colaborar com a limpeza e destinação certa do lixo nessa área.
A ação de limpeza e conscientização dos moradores é de fundamental importância para a preservação e a auto sustentação da comunidade, sendo que a disposição de lixo fora de padrões técnicos favorece a proliferação de macrovetores (cães, gatos e ratos) e microvetores (moscas, mosquitos, fungos e bactérias) patogênicos, causadores e transmissores de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...