sábado, 17 de dezembro de 2011

O Manejo Florestal Comunitário como forma de preservação ambiental

Sabemos que as florestas são uma grande fonte de riquezas, especialmente para quem vive nelas. As florestas oferecem recursos importantes para a sobrevivência do homem, por exemplo, a madeira. No entanto, extrair madeira das florestas pode ser uma atividade muito danosa para o meio ambiente porque, se praticada sem cuidado, pode comprometer a produção futura desse e de outros produtos florestais.

O Manejo Florestal Comunitário é um conjunto de procedimentos técnicos, administração e gerência para produzir madeira e produtos não-madeireiros com o mínimo de danos à floresta. Esses procedimentos incluem práticas como planejamento de estradas e ramais de arraste e técnicas de corte de árvores, no caso da exploração madeireira. No Manejo Florestal Comunitário, as pessoas da comunidade assumem o compromisso de cuidar da floresta para sempre, a fim de garantir a conservação do meio ambiente, saúde, educação e renda para todos. Dizemos que esses benefícios são ecológicos, sociais, econômicos e legais.

Notoriamente a dinâmica do manejo florestal comunitário, principalmente em áreas que coexistem com atividades empresariais, não é uma prática fácil. Requer dos comunitários muito esforço e responsabilidade, isso pautado no valor que os mesmos atribuem aos recursos naturais disponíveis e no compromisso com as gerações futuras.

Em sentido contrário a essa dinâmica, vale ressaltar a existência da influência política por parte dos empresários, submetendo os pequenos agricultores a situações constrangedoras e de dependência às madeireiras, mediante acordos desfavoráveis. Essa medida não só provocou a expansão da fronteira agrícola como também não gerou benefícios para os agricultores, favorecendo o avanço do capital sobre os recursos naturais.

Outro aspecto que tem dificultado a prática do manejo florestal comunitário é o processo burocrático, caracterizado por uma lentidão na apreciação e aprovação dos planos de manejo, que notoriamente tem enfrentado resistências quanto sua protocolação e principalmente aprovação.

Apesar dessas dificuldades e dentre outras oriundas do processo prático do manejo florestal, beneficiamento e comercialização, tem-se visto o MFC como uma alternativa viável para o sistema de produção agrícola familiar, pois tem conseguido planejar o aproveitamento dos recursos naturais em conjunto com outras práticas da agricultura. Essa dinâmica vem promovendo melhor retorno financeiro para as famílias e com o uso dos recursos naturais como um todo, consequentemente, melhoria na qualidade de vida, possibilitando perspectiva de permanência e solidificação da comunidade em meio às alterações nas relações de produção com a chegada do capital no campo.

Abaixo segue o link para você baixar em pdf o Guia para o Manejo Florestal Comunitário:
http://www.imazon.org.br/publicacoes/livros/guia-para-o-manejo-florestal comunitario/at_download/file

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...