segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mudança de hábitos

As tecnologias limpas nada mais são do que a adoção de qualquer medida de mudança ou transformação de métodos utilizados para reduzir, ou melhor, eliminar, já na fonte, a produção de qualquer tipo de poluição - sonora, atmosférica, hidrosférica, etc - evidentemente, que ajude de alguma forma a economizar matéria-prima e energia, em suma todos os recursos, naturais ou não.

Na verdade três palavras principais estão por de trás do conceito de tecnologia limpa: a)Redução constante de todo e Qualquer recurso utilizado para produção de um bem ou serviço. A lógica é: produção cada vez mais com cada vez menos matérias-primas; b) Reutilizar sempre que possível. O refugo de uma empresa pode ser o insumo de outra. Neste caso ganha-se por duas vezes: 1°) a empresa que antes jogava fora seu refugo, na maioria dos casos ainda pagava para se livrar dele; 2°) a empresa que está comprando o refugo para utilizar como matéria-prima em seu processo de produção, pode estar economizando o estoque de recursos naturais; c) Reciclar sempre. A maioria dos produtos que estão hoje no mercado são passíveis de reciclagem. Entendido reciclagem como um conceito amplo, isto é, uma garrafa plástica ou de vidro pode ser transformada em outra garrafa ou em vários outros produtos. Mas também uma mesa de madeira achada no lixo pode se tornar um adorno ou uma moldura para um lindo espelho, logo, economizando o estoque de recursos da natureza, ao não cortar uma árvore para confeccionar tal peça. Para o público em geral, a reciclagem só se faz através de alumínio, plástico, vidro ou papel, ao passo que na verdade, seu conceito é algo muito mais amplo.

Existem inúmeras organizações que estão reconceitualizando a palavra tecnologia à luz do desenvolvimento sustentável consolidada através de tecnologias limpas. Com isso começa a surgir uma gama enorme de produtos limpos, bem como está acontecendo também a trocados processo produtivos tradicionais por máquinas e equipamentos que economizam mais energia e que reduzam o gasto de e com insumos, otimizando assim, todos os recursos através, da filosofia de reaproveitar tudo o que é possível e reciclar sempre.

Um fator importante que deve ser destacado é o comprometimento de todas as partes para facilitar o avanço tecnológico introjectando a preservação ambiental. São os próprios consumidores comprometidos, os que exigem a qualidade dos produtos, no caso do desenvolvimento de novos produtos ambientalmente corretos, também é, principalmente, por uma exigência dos consumidores finais.

A própria indústria, por defesa de sua imagem ou mesmo devido à ampliação de sua percepção do meio ambiente, tem colaborado de modo positivo, modificando seus processos, buscando o uso de tecnologias limpas, propagando ideias novas criadas pelos programas de educação ambiental, antecipando-se aos problemas criados por seus produtos e tentando se transformar em atividades econômica e ecologicamente viáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...