quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Impactos Ambientais: além das fronteiras!

A preocupação com o meio ambiente nunca foi tão fomentada como nos dias atuais. O cerne da questão é a busca pela preservação, melhoria e recuperação, do pouco da natureza que nos resta, através de recentes legislações domésticas, bem como os tratados e convenções internacionais, na seara ambiental, criados pelos Estados Modernos.
Definido pela conscientização da esgotabilidade dos recursos ambientais e da real necessidade de racionalização do uso desses recursos, como meio propiciatório do desenvolvimento socioeconômico em harmonia com a preservação do meio ambiente, assim é conceituado o tão almejado Desenvolvimento Sustentável.
Antes de se colocar em prática um projeto, seja ele público ou privado, precisamos antes saber mais a respeito do local onde tal projeto será implementado, conhecer melhor o que cada área possui de ambiente natural (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera) e ambiente social (infraestrutura material constituída pelo homem e sistemas sociais criados).
O estudo para a avaliação de impacto permite que uma certa questão seja compreendida: proteção e preservação do ambiente e o crescimento e desenvolvimento econômico.
Avaliar para planejar permite que desenvolvimento econômico e qualidade de vida possam estar caminhando juntas. Depois do ambiente, pode-se realizar um planejamento melhor do uso e manutenção dos recursos utilizados.
A degradação ambiental proveniente do desenvolvimento industrial, científico e tecnológico, marcados por Revoluções, trouxe à luz o entendimento de que nessa luta não haverá vencedores, emergindo, assim, uma nova era de cooperação lato sensu, entre as nações. O despertar para a problemática ambiental tem surtido efeitos desde a maneira de se repensar o desenvolvimento econômico a qualquer custo, defendido, até então, pelos países subdesenvolvidos, até a busca por alternativas de progresso que priorizem a proteção do ecossistema planetário, como o desenvolvimento sustentável ou o ecodesenvolvimento.
Alongando tal entendimento, estudos perscrutativos denotam que nosso objeto de pesquisa está além de uma concepção apenas nacional, haja vista que a natureza não conhece fronteiras geográficas ou antrópicas. Por isso, mister se faz um estudo científico que seja transfronteiriço e para tal, válida é a compreensão mais pormenorizada das bases principio lógicas que, utilizadas corretamente, cooperam de forma eficaz na solução de conflitos tanto interna quanto internacionalmente.
Estudos de impacto ambiental têm como instrumento a Avaliação de Impactos Ambientais, sendo estes impactos ocasionados pela contínua agressão do homem ao meio ambiente, através de ações de irresponsabilidade e condutas que fogem às regras de sustentabilidade natural das riquezas.
Os impactos ambientais têm sido assuntos constantes na mídia e estudá-los permite ampliar o conhecimento sobre o assunto, de forma a contribuir para o processo evolutivo e desenvolvimento das nações, com respeito aos recursos naturais, observando que, é uma fonte finita, porém renovável se agir com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...