sábado, 24 de dezembro de 2011

Dica do dia: Presenteie com consciência nesse Natal

eVocê quer muito presentear uma pessoa especial e encontrou um presente que é a cara dela? Antes de comprar, dê uma olhadinha na etiqueta e procure saber qual a origem do produto. Ou melhor, que tal um presente alternativo, como um tíquete para ir ao teatro, uma deliciosa sessão de massagem ou um jantar especial?
Você vai agradar e, de quebra, não vai utilizar papéis de embrulho nem gastar tantos recursos naturais e ainda vai ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que chega ao lixo. Além disso, ao apoiar empresas que fabricam e comercializam produtos socioambientalmente responsáveis, você estará contribuindo para o fim daqueles que usam trabalho escravo e não poupam energias para acabar com os recursos naturais da região.
Consumir não é apenas comprar. Esse ato, tão comum no nosso dia-a-dia, envolve um processo complexo de escolha do que comprar, por que fazê-lo, como e de quem consumir, qual será o uso daquele produto ou serviço e as consequências do descarte.
Do momento em que acordamos até a hora de dormir, nós consumimos água, eletricidade, pasta de dente, comida, sabonete, combustível, papel e outra infinidade de produtos. Mesmo sem abrir a carteira nenhuma vez durante um dia você terá consumido muita coisa.
Todo esse material causa grandes impactos no mundo. Seja a nível pessoal, econômico, social ou ambiental, o consumo tem importância fundamental no processo evolutivo da humanidade. E por estar crescendo de forma descontrolada em todo o mundo, ele já é responsável por graves consequências na desigualdade social e no desequilíbrio ambiental do planeta.
Por isso, aprender a utilizar o instrumento do consumo a nosso favor, produzindo e consumindo produtos e serviços de maneira diferente da atual, se torna cada dia mais necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...