sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Curiosidade: Sazonalidade Ambiental


São as transformações que ocorrem no ambiente ao longo das estações do ano.  Estas transformações estão, portanto, muito ligadas ao comportamento do clima e geram variações intensas no ambiente, a ponto de modificar profundamente a comunidade biológica nele presente. 

As variações sazonais ou estacionais, como também são chamadas, podem ocorrer nos parâmetros climáticos mais comuns, como temperatura, umidade, radiação solar, por exemplo. 

No equador, a temperatura varia menos ao longo do ano do que nas regiões temperadas.  Isso significa que as estações do ano são menos marcadas nos trópicos.  Nas áreas temperadas, primavera, verão outono e inverno são estações bem definidas.  Nos polos apenas duas estações ocorrem, a estação clara e a escura, cada uma com aproximadamente seis meses de duração. No equador e nos trópicos, as estações se dividem em épocas de chuvas e de seca. 

Esta gama de variações ambientais temporais, geram modificações na estrutura da comunidade. Assim, no inverno dos polos, muitos animais migram para fugir do frio, como é o caso dos pinguins e baleias. 

Nas regiões temperadas, as árvores perdem as folhas no outono, e no inverno o solo fica recoberto pela neve.  Alguns mamíferos hibernam ou trocam de pelagem. 

Nas florestas tropicais, como a Amazônia, na época das chuvas, muitos animais terrestres precisam subir para as copas das árvores, pois a floresta fica alagada por vários meses.  Neste período, até mesmo os hábitos alimentares destas espécies podem mudar. 

No ambiente marinho, como por exemplo, nos costões rochosos, durante o inverno, espécies de clima frio instalam-se nas pedras, mas no verão, com o aumento da temperatura, elas desaparecem, surgindo apenas no inverno seguinte.

Estes são alguns exemplos das variações sazonais existentes nos ecossistemas naturais.  As variações sazonais contribuem para que os ecossistemas não sejam estáticos, mas dinâmicos e variáveis, o que dificulta bastante o seu estudo, devido à dificuldade de se estabelecer os limites destas variações naturais. 

Especialmente para a avaliação de impactos causados pelo homem, as variações sazonais devem ser consideradas para que as variações naturais não sejam confundidas com as alterações induzidas pela ação antrópica. 

Fonte: Slim Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...