sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Aula de hoje: ciclagem de nutrientes na Mata Atlântica

Solos de Mata Atlântica apresentam decréscimo significativo dos teores de nutrientes de acordo com a profundidade. Os solos sob mata geralmente apresentam menores valores de pH, uma vez que a mineralização da matéria orgânica e os exsudatos ácidos das plantas contribuem para aumentar a acidez. Quanto mais ácidos os solos menor é a CTC (Capacidade de Troca Catiônica) e menor é disponibilidade de nutriente.
As principais fontes de entrada de nutrientes são: a chuva, o intemperismo das rochas e a aplicação de fertilizantes e resíduos orgânicos urbanos ou agroindustriais. As perdas mais relevantes de nutrientes, neste ciclo, são ocasionadas pelos processos de erosão e lixiviação, queima, desnitrificação e colheita florestal; O maior estoque de nutrientes está na parte aérea das árvores; Queda do folhedo e a liberação de nutrientes constitui a via mais importante do ciclo biogeoquímico por meio da deposição do material orgânico; Presença de muitas raízes finas na superfície do solo penetrando a manta explica como se dá a manutenção de uma floresta natural sobre um solo de baixa fertilidade.
Os Principais Ciclos de Nutrientes:
O ciclo geoquímico - caracteriza-se pelas entradas e saídas de elementos minerais entre o ecossistema e os componentes externos;
O ciclo biogeoquímico - envolve os processos de transferência de nutrientes entre o sistema solo-planta, inicia-se pela absorção e se conclui com o seu retorno ao solo, depois da deposição de exsudatos e decomposição de resíduos orgânicos;
O ciclo bioquímico - refere-se à translocação de nutrientes dentro da planta, está relacionada com a sua mobilidade. O N, P, K e Mg apresentam maior mobilidade e o Ca, S e os micronutrientes, em geral, são menos translocados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...